Ponte aérea Rio-SP é a 5ª mais movimentada do mundo

Da Redação – 12.01.2018 –

Consultoria britânica, autora do ranking, baseou-se em dados recolhidos durante todo o ano passado

Especializada em monitoramento de viagens aéreas, a Official Airline mapeou as ligações mais movimentadas entre aeroportos domésticos no mundo. O levantamento intitulado OAG, da sigla que junta o nome da consultoria e a palavra guia (guide) mostra que a ponte Rio-SP como a quinta no ranking em números de passageiros movimentados. Ligação histórica entre os aeroportos Santos Dumont e Congonhas, ambos administrados pela Infraero, é ainda a quarta mais pontual do planeta para a categoria: 80% dos voos chegam e saem dentro do horário previsto.

Os dados do OAG 2108 incluem as estatísticas de 900 companhias aéreas em mais de 400 aeroportos e rastreia diariamente 110 mil voos. A pontualidade dos aeroportos é classificada pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, que é definido pelas partidas e chegadas que ocorrem estritamente em menos de 15 minutos após o horário previsto. Segundo o OAG desse ano, quatro aeroportos da Infraero estão na lista dos mais pontuais, entre os quais o Afonso Pena, de Curitiba e o Guararapes, de Recife, ao lado de Congonhas e Santos Dumont.

Três aeroportos lideram a pontualidade em nível mundial. São eles: o de  Tenerife Norte, na Espanha, que registrou 90% de pontualidade, enquadrado como de menor volume (até 5 milhões de passageiros ao ano), o de Birmingham, na Inglaterra, com 89,5%, no estrato entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros, e o de Osaka, no Japão, enquadrado nas instalações que transportam entre 10 milhões e 20 milhões de passageiros anualmente. Em Osaka, 88,5% dos voos saem ou partem dentro do horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *