Por que vale a pena trocar lâmpadas convencionais pelas de LED em obras noturnas

Nelson Valêncio – (Da World of Concrete – Las Vegas) – 23.01.2019 –

Experiência da norte-americana Lind Equipment mostra o retorno sobre investimento na troca de lâmpadas convencionais por dispositivos de LED em obras que não podem parar, nem mesmo durante a noite. Pra começo de conversa, os dados da empresa destacam que a iluminação, antes vista como um produto descartável, pode virar um ativo. Um dado? Vinte por cento (20%) apenas de sistemas de iluminação tradicional (bulbos) podem ser usados de um canteiro para outro. No caso do LED o uso pode ser integral.

A avaliação da Lind tem como base o levantamento que a empresa tem feito nos últimos dois anos em sites de construção onde ela consegue monitorar os resultados de seus sistemas de LED. Nesse tempo ela contabilizou um milhão de kWh (quilowatt hora) de ganhos. O monitoramento foi feito em tempo real e pode ser traduzido de outra forma: seria equivalente a remover 16 mil carros da rua por um ano ou fornecer energia para 11 mil casas durante um ano.

Considerando as condições nos Estados Unidos, a avaliação da Lind indica que os ganhos seria  de 10 centavos de dólar por kWh, o que somaria uma economia anual de 10 milhões de dólares. A economia media de energia com uso de LED em relação a lâmpadas convencionais chegou a 80%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *