Porto do Açu recebe quebra-mar em blocos pré-moldados

Da Redação – 05.03.2018 –

O terminal T2, do Porto do Açu, acaba de ter a construção concluída pela espanhola Acciona. Considerado a porta de entrada e proteção do mar aberto do canal interno de navegação do Porto do Açu, ele permitirá a passagem e ancoragem de grandes navios de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carvão, ferro-gusa, granito, granéis líquidos, carga geral e veículos, além de equipamentos e materiais destinados ao uso na exploração e produção de óleo e gás em plataformas offshore. O T2 possui 6,5 km de extensão, 13 mil metros de cais, 330 metros de largura e profundidade de 14,5 metros e teve como diferencial a construção do quebra-mar em blocos pré-moldados de concreto.

A obra do terminal demandou 21 mil toneladas de aço beneficiado e 350 mil metros cúbicos de concreto. Ele foi construído por meio da tecnologia do Kugira, um dos maiores diques flutuantes do mundo e de propriedade da Acciona. Com isso, o terminal foi o primeiro no Brasil a levar blocos pré-moldados de concreto no quebra-mar. No total, foram 2,8 mil metros de diques de proteção construídos com a tecnologia de caixões de concreto executados no Kugira.

A utilização dessa tecnologia na construção do quebra-mar, segundo a construtora, possibilitou redução de 8,5 milhões de toneladas de pedras no enrocamento. Além disso, este método possibilitou que não fossem emitidas 100 toneladas de CO2.

“Foi um desafio técnico muito grande, que conseguimos realizar com qualidade e profissionalismo. A tecnologia do Kugira e o engajamento da equipe nos permitiu desenvolver um excelente trabalho”, diz Flávio Luis Saraiva, diretor de construção da Acciona no Brasil.