Porto catarinense movimenta 39 km de fibra óptica em cinco dias

Redação – 28.06.2021Operação no terminal de cargas de Imbituba foi feito pela Santos Brasil

A transferência de quase 40 km de cabos debra óptica de um navio sul coreano para uma balsa especial não é uma operação trivial. Por isso, o processo coordenado pela Santos Brasil levou cinco dias, mas permitiu que os ativos fossem movimentados do Terminal de Carga Geral (TCG) Imbituba para Florianópolis. A carga totalizou 1.450 toneladas.

A passagem de cabos foi totalmente automatizada por meio de dispositivos do navio sul-coreano Da Qing e da balsa C Tufão ZMAXX, fazendo com que os cabos ópticos fossem encaminhados diretamente para o centro da balsa, onde o cabo ficou armazenado em forma de círculo.

De acordo com a Santos Brasil, além de coordenar a comunicação junto ao Porto de Imbituba, comunidade portuária e órgãos intervenientes como Ministério da Agricultura e Receita Federal, a empresa fez a programação para atracação e preparo do comboio. A operação com o portêiner do terminal, que movimentou geradores e equipamentos que integraram a carga entre as duas embarcações, também fez parte do escopo.

A operação, que levou cinco dias para ser realizada, é considerada complexa, uma vez que a transferência deve ser controlada metro a metro e a carga, posicionada de forma circular pela tripulação da balsa, sempre visando a segurança da embarcação. Para Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o sucesso da operação se deve às condições operacionais seguras do porto de Imbituba para realização desse transbordo e à qualificação dos profissionais, exclusivamente dedicados à movimentação e armazenagem de cargas especiais como essa.

“A especialização na movimentação de cargas especiais é fundamental para o sucesso deste tipo de operação. A elaboração conjunta de um planejamento minucioso como esse reduz os riscos e contribui para o êxito da mesma”, completa Danilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *