Porto do Açu beneficia embarcações ecoeficientes

Redação – 11.03.2021 –

Iniciativa oferece tarifas diferenciadas para navios com melhor desempenho ambiental

O Porto do Açu formalizou a adesão ao Enviromental Ship Index (ESI), índice que classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Agora, os navios com desempenho acima dos padrões ambientais, incluindo os níveis de emissões de gases do efeito estufa, passam a ter acesso a tarifas portuárias diferenciadas, com descontos de até 10%.

Com a iniciativa, o Porto do Açu passa a integrar uma lista de 62 portos globais que adotaram o mecanismo de incentivo. O ESI é um projeto liderado pelo World Ports Sustainability Program (WPSP), vinculado à Associação Internacional de Portos (IAPH).

“A adoção do Açu ao ESI reforça o nosso comprometimento em participar do esforço global de redução de emissões através de um incentivo para um player-chave da cadeia marítima, que são os armadores, na união de esforços para o uso de tecnologias cada vez mais limpas”, afirma Tessa Major, diretora de Negócios Internacionais da Porto do Açu e vice-presidente da IAPH na América do Sul e Central.

O Porto do Açu soma mais de 13 mil acessos desde 2014. No último ano, foram 3.245 embarcações recebidas, com destaque para a B-Port (Edison Chouest), que opera no Açu a maior e mais moderna base de apoio offshore do mundo.

O primeiro navio a receber o incentivo ao acessar a base foi o SEA Brasil, em operação para a Equinor. Hoje, já são mais de 8 mil navios cadastrados no programa, segundo a direção do porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *