Porto do Rio Grande movimenta 23 milhões de toneladas no semestre

Da redação – 03.09.2016 –

Volume é 6,7% maior do que o medido no mesmo período de 2015.  

O complexo portuário da cidade de Rio Grande (RS) nunca teve uma movimentação tão alta em um primeiro semestre. De janeiro a julho de 2016, o Porto movimentou cerca de 23 milhões de toneladas. O volume é 6,7% maior do que o realizado na primeira metade do ano passado.

De acordo com a superintendência do Porto do Rio Grande, a movimentação de grãos foi um dos destaques, com 14 milhões de toneladas. Nessa, família, a soja tem protagonismo, pois, até o início de julho, o grão movimentou 8,8 milhões de toneladas divididos entre farelo, óleo e grão. Por outro lado, o trigo enfrentou uma queda de 41%, visto que o Brasil teve um embarque atípico do produto no ano passado.

A categoria de Cargas Gerais vem em seguida, com movimentação de 6,1 milhões de toneladas (aumento de 42,4% em relação a 2015). Em terceiro lugar ficam os Granéis Líquidos, que ultrapassaram a marca dos 2,7 milhões de toneladas. O número significa um crescimento de 9,7% quando comparado aos dados do primeiro semestre do ano passado.

“O setor produtivo gaúcho é a base da movimentação portuária. O bom momento da soja gaúcha e a intensa movimentação da Celulose Riograndense tem proporcionado ao complexo o crescimento numérico”, disse Janir Branco, diretor-superintendente. “Mais que números, o aumento de movimentação significa geração de emprego e renda no município do Rio Grande”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *