Pós-venda da BMC-Hyundai cresce 47% em 2015

Da Canaris Informação Qualificada – 23.02.2016 – 

Área de negócios, responsável pelo fornecimento de peças e serviços, gerou aproximadamente 35% do faturamento total da companhia no ano passado. 

A BMC-Hyundai, assim como outras empresas do segmento de máquinas pesadas, encerrou 2015 com queda de faturamento diante de um mercado que encolheu aproximadamente 58% nesse período. Mesmo assim, os resultados da companhia se mostram positivos: em geral, sua receita apresentou queda de 35%, número positivo quando comparado à média geral do setor. O fator determinante para evitar maiores reduções está no atendimento pós-venda da empresa, departamento que, sozinho, fechou o ano com 47% de crescimento.

Segundo Alcides Guimarães, diretor nacional de Pós-Vendas da BMC-Hyundai, o resultado é reflexo de uma série de ações que já vinham sendo tomadas pela companhia, como o aumento dos pontos de cobertura no país e investimentos em estoque de peças e ampliação das equipes de atendimento. Dessa forma, a disponibilidade das máquinas de seus clientes também foi ampliada. “Hoje, atendemos 90% dos chamados dos clientes em até 24 horas”, diz.

Para este ano, o companhia aposta em novas estratégias a fim de aumentar a velocidade no atendimento. Uma delas é a regionalização de gestão, que consiste na definição de cinco gestores focados em cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). “Ao implantar a regionalização, nosso objetivo é desenvolver as melhores práticas operacionais e soluções que atendam as particularidades dos clientes de cada local”, explica Guimarães.

De acordo com a empresa, o Pós-Venda é responsável por 35% do faturamento atual, com estoque de peças calculado em 46 mil itens, os quais estão distribuídos entre os 30 pontos de atendimento espalhados pelo Brasil.