PPPs de iluminação pública podem deslanchar em 2019

Da Redação – 22.08.2018 –

Guarulhos, Porto Alegre e Curitiba estão entre as cidades com projetos em elaboração

De acordo com a Radar PPP, consultoria especializada em parcerias público-privadas (PPPs), o segmento de iluminação pública poderia representar movimentar R$ 9.2 bilhões por ano caso os projetos avançassem no país. A base de cálculo da empresa são os 3.311 municípios que informaram a arrecadação com contribuição de iluminação pública (CIP) em 2017. Apenas para lembrar: a movimentação considera que todos os empreendimentos de PPPs nessas cidades aconteceriam.

Bom, a realidade é ligeiramente diferente. Os dados da Radar PPP indicam que há 192 projetos já lançados para iluminação pública. No ano passado, mais de um foi anunciado por semana. “Temos 13 contratos de PPP em IP já assinados, tornando esse o terceiro setor mais importante no Brasil, ficando atrás apenas de resíduos sólidos e saneamento”, explica Rodrigo Reis, diretor da Radar PPP. De acordo com ele, o setor de terá “o maior número de contratos assinados nos próximos 12 meses”.

Somente o BNDES está envolvido com a estruturação de três projetos, mais especificamente em Teresina, Porto Alegre e Macapá. Vila Velha, Pelotas e o Consórcio Centro-Sul (RS) encontram-se em fase final de contratação dos consultores. O Banco também realizou um pregão eletrônico para contratação de consultores para a estruturação de projetos de PPPs de iluminação pública com um montante global de até 200 mil pontos de luz.