Primeira eletrovia brasileira terá recarga entre 15 e 30 minutos

Da Redação – 27.04.2018 –

Oito eletropostos serão instalados em 608 km da BR-277, que corta o estado do PR

Copel começa a ativar as estações de reabastecimento para carros elétricos no Paraná

ABR-227, estrada que corta o estado do Sul, ligando Foz de Iguaçu à Paranaguá, deve ser a primeira eletrovia do país. Explicando: uma rodovia com infraestrutura de carga para baterias de carros elétricos. A iniciativa é da concessionária de energia do estado, a Copel e adota a tecnologia da ABB, pelo menos nas duas primeiras estações. O projeto final pretende ativar oito delas ao longo dos 608 km da rodovia até o final de 2018.

A solução de recarga rápida é compatível com todos os modelos de carros elétricos disponíveis no mercado brasileiro e permite recarregar dois deles simultaneamente, no mínimo de tempo necessário. Traduzindo em números: o eletroposto pode carregar de 80% a 90% da capacidade da bateria em um tempo variável entre 15 e 30 minutos (dependendo do veículo). Cada recarga permitiria a viagem por cerca de 150 quilômetros.

Cada eletroposto possui conectividade em nuvem e é parte das soluções digitais do ABB Ability. Possibilita o monitoramento de condições remotas, de modo a verificar a necessidade de serviços, atualizações de software, diagnósticos e solução de problemas. No futuro, também será possível que os motoristas localizem o ponto de recarga mais próximo enquanto estiverem se deslocando.