Profissionais mudam rotina de trabalho para atender construção civil

Redação – 01.04.2020 –

Covid-19 trouxe necessidade de home office, mas trabalho em campo ainda acontece

A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças para a Construtora Santa Rosa, que está com parte da equipe em home-office e segue com algumas obras em andamento. Segundo o diretor geral, Luiz Fernando Silva Borges, por se tratar de uma equipe multidisciplinar, o maior desafio foi e está sendo definir os colaboradores que paralisaram as atividades em tempo integral ou meio período.

A dinâmica da empresa envolve a equipe de gerenciamento de projeto (escritório central e obra), líderes de obra (engenheiros ou técnicos civis), mão de obra direta (oficiais e ajudantes) e empresas terceirizadas. No dia 16 de março, a construtora definiu que a equipe de gerenciamento de projeto trabalharia em home office. Uma semana depois, a o time de mão de obra direta teria férias coletivas de 15 dias. Na sequencia, as empresas terceiras (empreiteiros) teriam liberdade para optar entre continuar ou paralisar as atividades.

“Sendo assim, de todos os contratos da empresa, apenas dois não foram paralisados, porém, estão com o efetivo reduzido. Somente as empresas terceirizadas e os líderes de obra dos respectivos contratos não paralisaram”, relata Borges.

De acordo com ele, este é um momento muito delicado e a empresa possui um diálogo diário com as terceirizadas sobre a pandemia, pois, por mais que todos tomem os devidos cuidados, eles estão expostos.

No caso do escritório Dávila Arquitetura, trabalhar à distância é algo rotineiro nos trinta anos da empresa. Com escritórios em Belo Horizonte e Brasília (já possuiu, também, em Rio de Janeiro e São Paulo) e uma equipe de mais de sessenta pessoas, a internet sempre esteve presente no dia a dia da empresa. Neste período de quarentena, eles uniram a plataforma online junto à intranet e estão gerenciando todos os passos da empresa por ali, como explica o arquiteto Cadu Rocha.

“A principal medida que tomamos foi migrar todo nosso funcionamento para home office o que envolveu o remanejamento de várias dezenas de profissionais. Embora sujeitos a algumas dificuldades nesta grande transformação em um período tão curto, somos um dos escritórios líderes em tecnologia no país. A importante estrutura de servidores e comunicação da Dávila nos permite continuar atendendo nossos clientes e parceiros com a tradicional qualidade e, em alguns aspectos, com ainda mais qualidade do que antes”, ressalta.