Provedor de Internet por atacado foca em planejamento para investir em áreas remotas

João Monteiro – do IPNews – 20.07.2021 – G8 viu demanda por dados aumentar acima da receita durante pandemia e precisa fazer valer investimentos já realizados

O impacto da pandemia foi sentido na operação da G8, um provedor de Internet por atacado de Goiânia (GO). Com perfil de investimento em áreas remotas e com atuação em diversas localidades do País, a empresa viu seu tráfego de dados crescer cerca de 30% durante o último ano, enquanto a receita cresceu 25%. Essa situação trouxe ainda mais valor para a estratégia da empresa, que era focada no crescimento de infraestrutura de forma sustentável.

“Nossa especialidade é saber como investir”, afirmou Claudio Bos, gerente de Operadora da G8, que participou do primeiro episódio da série de podcasts Conexão, produzida pela Iniciativa InfraDigital. De acordo com ele, o trabalho em conjunto da área de infraestrutura com a de vendas permitiu que o investimento em rede fosse rapidamente recuperado.

Além disso, a empresa constrói os pontos de acesso à rede em trechos curtos, apenas iluminando a fibra óptica para expandir a capilaridade para novas cidades. “Nosso objetivo é sempre marcar presença no maior número de cidades nas regiões em que atuamos. Claro que já erramos, esperando atender mais volume do que conseguimos, mas não afetou o plano porque isso ocorre em cidades que estão em trechos que ligam um grande anel”, explicou.

Segundo Bos, a diferença entre o aumento da demanda de dados e a receita foi resultado da competitividade no mercado de ISPs, que a empresa atende. Ele disse que, cada vez mais, as empresas de telecom requerem mais capacidade para atender usuário final e a competitividade é forte. “Nossos clientes (os ISPs) querem consumir mais e pagar menos para entregar ao cliente sem perder faturamento”, destacou.

Com o planejamento da empresa, a diferença não foi tão impactante. Por isso, ela pretende manter sua estratégia, acreditando que a infraestrutura básica já implementada deve se manter ao longo do tempo. “Entendemos que ela será necessária por muito tempo”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *