Qualcomm desenvolve programa para ajudar cidades a se tornarem mais inteligentes

Redação – 24.08.2021 – Empresa cria um ecossistema digital para facilitar poder público encontrar tecnologias e fornecedores para casos de uso de IoT

A Qualcomm Technologies desenvolveu um programa para ajudar cidades a se tornarem inteligentes. A partir do Qualcomm Smart Cities Accelerator Program, a empresa consegue ajudar governos e órgãos públicos a encontrar os fornecedores para os casos de uso que desejam implementar. 

A iniciativa é uma forma de acelerar a digitalização das grandes metrópoles, que estão enfrentando problemas de super lotação. Nos Estados Unidos, por exemplo, 89% da população vai viver nas cidades até o ano de 2050, segundo um estudo da Universidade de Michigan. A tecnologia pode ser uma aliada para enfrentar os desafios que essa realidade vai trazer. 

Com o novo programa da Qualcomm, a empresa coloca à disposição dos governos um “CTO virtual”. De acordo com a fabricante, a intenção é entender as necessidades de cada município e sugerir casos de uso que possam aproveitar os pontos fortes da infraestrutura local. 

A companhia cita os problemas de mobilidade como um dos exemplos do que o 5G e a Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a mitigar. Através de sensores inteligentes nos semáforos e em ambulâncias, por exemplo, uma cidade inteligente pode gerenciar automaticamente a abertura e fechamento do tráfego para que o veículo chegue mais rápido a uma ocorrência. Um estudo da Deloitte mostrou que tecnologias inteligentes permitem uma resposta dos serviços de emergência de 20% a 35% mais rápida. 

Mas a transição para uma cidade inteligente não será fácil. Para que uma ação como a descrita acima se torne real, é preciso a implementação de uma rede C-V2X (Cellular Vehicle to Everything), exclusiva para comunicações entre carros e demais serviços de tráfego. 

O desafio é como os municípios vão implementar essas soluções com orçamentos apertados e falta de infraestrutura tecnológica. É neste ponto que a Qualcomm planeja ajudar com seu programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *