Quatro aplicativos que salvam sua vida na metrópole

Da redação – 21.11.2016 –

O transporte – público ou não – está no centro das políticas das grandes cidades. Conheça tecnologias que podem melhorar o deslocamento urbano.

Maior cidade do país, São Paulo tem iniciativas que podem ser replicadas e que reduzem o estresse do dia a dia na metrópole. Vamos à elas:

Monitoramento do transporte público – TRAFI

Os altos preços pagos na manutenção de um carro próprio somado à quantidade exorbitante de automóveis nas ruas vêm acabando com antigas crenças. Uma delas é de que ir para o trabalho usando seu automóvel é mais rápido do que de transporte público ou de carro compartilhado. Principalmente nas grandes cidades, as pessoas já se deram conta que ter um carro próprio está sendo a opção mais cara (e lenta) para se locomover. Em setembro, a Rede Nossa São Paulo divulgou pesquisa apontando que quase metade dos paulistanos (49%) utilizou menos o carro próprio na comparação com o último ano. Com o aplicativo TRAFI, disponível para Android e iOS, o passageiro confere em tempo real onde está passando o ônibus que ele precisa. Até mesmo atrasos de minutos são incorporados pelo moderno sistema de machine learning do aplicativo. Se o atraso for grande, o TRAFI ainda indica rotas alternativas para chegar ao destino.

Passagens de ônibus – Guichê Virtual

Para quem não é fã de pegar a estrada de carro, a melhor opção ainda é viajar de ônibus. Hoje, ninguém tem tempo sobrando para ir até a rodoviária comprar as passagens, então a melhor solução é contar com um app para garantir o lugar no ônibus. Pensando nisso, o Guichê Virtual, startup líder na venda de passagens de ônibus online no Brasil, acaba de lançar seu aplicativo nativo, que permite efetuar todo o processo de compra da passagem em menos de 1 minuto. Isso é possível por conta da capacidade que o sistema possui de salvar as preferências e personalizar a experiência de compra para cada cliente baseada em seus hábitos. É a primeira empresa do setor a ter um app especialmente desenvolvido para Android e iOS.

Locação de carro por hora – Zazcar

Não tem um carro próprio, mas gostaria de utilizar um veículo de vez em quando? O Zazcar é feito para você. É o modelo de negócio que dá a usabilidade ao invés da posse. Diferente das tradicionais locadoras de veículos em que você precisa fechar uma diária e dizer com antecedência quando devolverá o carro, a Zazcar permite que o usuário alugue um veículo por hora. Todo o processo é feito por meio do aplicativo, desde o cadastro, até o destravamento do veículo. A cobrança é feita com base em um cálculo, que leva em consideração quilômetros rodados (R$ 0,50 por km) e tempo de uso (R$ 8/hora). No momento, o app está disponível em São Paulo, com 52 pontos para retirada de carros. O app de Zazcar está disponível para Android e iOS.

Táxi – Vá de Táxi

O táxi também é uma boa alternativa para quem precisa se locomover na cidade pensando, principalmente, na agilidade e segurança. A padronização das tabelas dos táxis, a isenção da bandeira 2, bem como o fim da cobrança dos 50% pela troca de município, deixou essa modalidade de transporte mais acessível para a população. Os táxis também podem usar livremente os corredores de ônibus, dando agilidade aos passageiros, sobretudo em horários de pico. Além dessas vantagens, o aplicativo Vá de Táxi permite que o passageiro localize o motorista mais próximo para atendê-lo e a corrida pode ser paga com cartão de crédito direto no app, sem a necessidade de andar com dinheiro ou ter surpresas desagradáveis no momento do pagamento, já que o aplicativo calcula o valor estimado da corrida. O aplicativo fornece ainda informações como o nome do motorista, modelo e placas do carro, garantindo a segurança do passageiro. O Vá de Táxi está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *