Raízen inaugura sua primeira planta piloto de energia solar em Piracicaba

Redação – 05.06.2019 –

Em sua fase inicial, o empreendimento fornecerá energia para clientes e parceiros da empresa

A Raízen inaugurou ontem (04/05) sua primeira planta de painéis fotovoltaicos, ao lado de sua usina de açúcar e álcool em Piracicaba. Com capacidade instalada de 1.3 MWp – o suficiente para abastecer um bairro da cidade por um ano – a unidade deve atender clientes e parceiros da empresa. Inicialmente, o negócio consistirá na locação dos painéis solares pelos parceiros da Raízen, visando à economia de energia elétrica regional e a uma utilização mais sustentável dos recursos energéticos.

Nessa primeira fase, 18 postos de combustíveis da marca Shell e dois clientes B2B foram mapeados e serão beneficiados com a iniciativa. Com as placas em total funcionamento, estima-se que esses parceiros possam ter uma economia anual nos gastos com energia elétrica mensais entre R$ 5 mil a R$ 10 mil. De acordo com Antonio Simões, diretor Executivo de Energia da Raízen, a empresa reforça o posicionamento como uma companhia integrada de energia.

A planta com 3.800 placas fica numa área de 40 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol, o que representa a maior área destinada à energia solar do estado de São Paulo. Com a operacionalização desse projeto, a Raízen reforça a sua robustez na produção de energias renováveis – cogeração por biomassa, palha de cana e biogás – e passa a ter cerca de 1.01 GW em todo o seu portfólio de energias, o equivalente para abastecer uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro durante um ano.

Para a operacionalização, será adotado o modelo de net metering, um procedimento no qual a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Nesse método, caso haja um saldo positivo, o consumidor poderá utilizar esse crédito e reduzir o consumo na fatura do mês subsequente. Esse é um modelo já consolidado e em aplicação em países referência na adoção dessa tecnologia, como Alemanha e Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *