Rede integrada distribui energia e banda larga nas residências

Da Redação – 08.03.2017 –

Projeto piloto com a nova tecnologia, em desenvolvimento pela concessionária de energia de Minas Gerais (Cemig), opera em escala real em Sete Lagoas.

Um projeto inédito no mundo, desenvolvido pela distribuidora de energia de Minas Gerais (Cemig), entrou em fase de testes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais precisamente na UniverCemig, localizada no município de Sete Lagoas. Trata-se de um teste em escala real com o conceito de rede sinérgica, que aproveita os cabos condutores de energia elétrica para transmissão de dados em banda larga, por meio de fibras ópticas existentes em seu núcleo.

O projeto conta com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do CPqD e da indústria nacional de cabos, como a Furukawa, Balestro e Workeletro. Com seu desenvolvimento, a Cemig pretende oferecer uma solução de cabeamento que diminua a fiação pendurada em seus postes da distribuição de energia, já que ela compartilha essas estruturas com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo. Como cada uma dessas empresas possui cabeamento próprio, o acúmulo de fiação acaba gerando uma poluição visual, principalmente nos grandes centros urbanos.

De acordo com Carlos Alexandre Nascimento, engenheiro de tecnologia e normatização da Cemig e um dos desenvolvedores dessa tecnologia, o projeto vai proporcionar também maior segurança aos consumidores. “Qualquer defeito na rede será detectado e localizado a distância, na velocidade da luz”, ele afirma.

O engenheiro diz que a rede piloto instalada em Sete Lagoas tem uma configuração muito próxima da solução industrial desejada, pois as empresas parceiras do projeto conseguiram desenvolver protótipos bem próximos de uma aplicação comercial. “A etapa final será padronizar essa solução tecnológica nas áreas de engenharia, planejamento, projeto e construção de redes da Cemig”, conclui Nascimento.