Rede sem fio chega ao Ártico canadense

Da Redação – 07.08.2017 –

Operadora adota tecnologia de rádio definido por software para ativar acesso em comunidades isoladas do norte do continente

A Ice Wireless leva a sério o seu nome: a operadora passa a oferecer uma cobertura de telecomunicações em 24 comunidades rurais e remotas do norte canadense, onde a temperatura baixa é uma regra. A infraestrutura da empresa nesse caso não poderia ser outra a não sem a sem fio e ela opera com uma oferta 3G/4G/LTE-A. Pra resumir: uma malha mista que permite o uso de smartphones e outros dispositivos móveis na região de Yukon, Territórios do Noroeste, Nunavut e Quebec. O empreendimento acontece com a solução da Parallel Wireless, parceiro de tecnologia da companhia.

Tecnologicamente falando, a rede escolhida envolve a infraestrutura de rádio, com soluções ativadas via software, ou seja, remotamente. De acordo com o comunicado oficial das duas empresas, a infraestrutura de serviços de banda larga sem fio poderá ser expandida de forma rentável. A malha classificada como vRAN, de rede local de rádio com funções ativadas virtualmente, resolve o problema de pouca disponibilidade de backhaul, ou seja, uma rede intermediária, e do acesso limitado de fontes de geração de energia no Ártico.

Um dos detalhes que explica a implantação rápida é o fato da tecnologia da Parallel Wireless ser de prateleira e não personalizada. A virtualização, por sua vez, estpá baseada na autoconfiguração e auto-otimização, que combina o HetNet Gateway (HNG) da Parallel Wireless com as estações rádio base do sistema de conversão sem fio (ERBs), comuns na telefonia celular. Com isso, os usuários finais vão ter redes que combinam as capacidades de rádio definido por software e incorporar a infraestrutura de 3G e 4G/LTE em uma única solução integrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *