Reservatório de Sobradinho terá vazões reduzidas a partir de amanhã

Da Redação – 07.01.2016 –

Foto Rede Globo
Foto Rede Globo

A Agência Nacional de Águas (Ana) informou que as vazões defluentes do reservatório de Sobradinho, na Bacia do Rio São Francisco, serão reduzidas de 900 metros cúbicos por segundo para 800 m³/s. Isso ocorrerá em duas etapas, sendo metade da redução a partir do dia 07.01 e a outra após uma semana.

Essa decisão já havia sido tomada no final de dezembro, mas aguardava reunião de implantação, algo que ocorreu ontem (0.5.01) com a participação de representantes dos setores usuários, poderes públicos e Ministério Público Federal. Durante a reunião, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) apresentou o Plano de Contingência que será adotado durantes os testes, o que inclui monitoramento contínuo de erosão, cunha salina, qualidade da água, ictiofauna, e outros aspectos.

Mudanças em Três Marias
O reservatório de Três Marias, também na bacia do São Francisco, teve igualmente sua vazão defluentes reduzida. Nesse caso, ela passou de 350 m³/s para 300m³/s. Essa é a segunda redução no reservatório em menos de uma semana, pois no final de dezembro a Ana já havia autorizado redução de outros 50m³/s. Segundo Vicente Andreu, presidente da Ana, novas análises devem ser feitas com base no monitoramento da bacia e a tendência é continuar reduzindo vazões em Três Marias.

Segundo a Ana, desde 2013, a bacia do Rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e precipitações abaixo da média, sofrendo consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios ali instalados. Por isso, para manter os estoques de água, a operação dos reservatórios vem sendo feita de forma especial e acompanhamento periódico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *