Routerbox e EliteSoft criam maior empresa de sistema de gestão de redes para ISPs

Da Redação – 10/07/2017 –

Fusão das duas empresas, cujos sistemas respondem pela gestão de tráfego na internet de mais da metade da base atendida por ISPs, contempla a unificação de plataformas.

Os dois maiores desenvolvedores do país em sistema de gestão de redes para ISPs (provedores regionais) uniram suas operações para formar o principal player desse segmento na América Latina. Comercializados na modalidade de software sob demanda (SaaS), os softwares da Routerbox e EliteSoft respondem pela gestão do tráfego de internet a cerca de 5,5 milhões de assinantes brasileiros, o que equivale a mais da metade da base atendida por ISPs no país, avaliada em 9 milhões de assinantes.

Segundo Marcelo Siena, presidente da Routerbox, a operação não constitui aquisição de uma empresa pela outra, mas na fusão para aproveitar o que cada uma delas oferece de melhor. “As plataformas das duas companhias apresentam muita complementaridade e, com isso, poderemos desenvolver produtos mais robustos e abrangentes para atendimento aos ISPs”, ele afirma. Entre as particularidades de cada um, o executivo cita que os sistemas da EliteSoft são top de linha na área de faturamento e gestão de grandes contas, enquanto a Routerbox se destaca pela especialização em integração técnica.

Essas plataformas, que são multicamada e podem ser implantadas de forma modular, fazem a gestão da operação do ISP em três níveis, desde o suporte à operação (OSS – Operation Support System), até o apoio ao negócio (BSS – Business Support System) e o Business Inteligence (BI). No primeiro estágio, elas atuam no roteamento, autenticação, serviços de rede e outros parâmetros de OSS. Já no nível BSS, elas suportam serviços de CRM, faturamento, contas a pagar e gestão da força de trabalho. No nível de BI, elas fornecem todos os indicadores de desempenho do negócio para suporte à tomada de decisões.

Antes mesmo do anúncio da fusão entre as empresas, elas já trabalhavam na unificação das operações. Dessa forma, várias funcionalidades de seus respectivos sistemas já foram unificadas em plataformas comuns e outras se encontram em desenvolvimento, para lançamento em breve. “A fusão entre as empresas não foi pensada para o enxugamento de suas estruturas e a prova disso é que os técnicos da Routerbox e da EliteSoft trabalham nos centros de pesquisas de cada companhia para o desenvolvimento de novos produtos”, completa Siena.

As duas empresas têm sede no norte do Paraná, sendo que a primeira fica instalada em Marialva e a segunda, em Londrina. Suas metas, entretanto, excedem o mercado brasileiro e estão voltadas para a América Latina. O objetivo, com essa fusão, é ganhar força para disputar o mercado de softwares para gestão de redes de ISPs em todo o continente. Vale ressaltar que a EliteSoft já possui sistemas em operação na Argentina, Colômbia e Uruguai, enquanto a Routerbox atende provedores regionais nos Estados Unidos.