Rumo adota veículo autônomo para avaliar suas ferrovias

Da Redação – 04.08.2017 –

Equipamento norte-americano custou R$ 5 milhões e é inédito no modal ferroviário de carga e teste inicial envolveu trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP)

Autointitulada maior concessionária de ferrovias do Brasil, a Rumo acaba de adotar o Veículo Autônomo de Inspeção de Via Permanente, equipamento de fabricação norte-americano para avaliar, com precisão e mais rapidez, o estado de conservação dos trilhos de sua rede. Avaliado em R$ 5 milhões, o investimento promete melhorar a qualidade dos procedimentos de segurança operacional da companhia.

Tecnologicamente falando, o equipamento faz uma análise de diversos pontos significativos para a preservação constante das vias, incluindo aspectos como a degradação da geometria e estado de desgaste dos trilhos. Para alcançar medições com precisão em décimos de milímetros a cada 30 cm de percurso, o veículo utiliza um feixe de lasers, câmeras e softwares que permitem a visualização e interpretação dos dados coletados.

O autônomo que faz parte do dispositivo significa que ele funciona acoplado a um vagão comum, dispensando o acompanhamento de uma equipe de técnicos, formada por operador, condutor, além de estrutura como garagem e manutenção mecânica. Além de não necessitar do recurso humano, o veículo também não tem a mesma exigência de uma estrutura de garagem e manutenção mecânica dos carros comuns de inspeção. Em resumo: a metodologia autônoma explica a rapidez da tecnologia recém-adotada.

Segundo a Rumo, a estabilidade é outra vantagem do novo instrumento, capaz de coletar imagens dos trilhos sem influência da variação da velocidade do carro condutor. As informações da via são enviadas aos controladores de maneira praticamente instantânea e criam um perfil dos trilhos e a ação do tempo.

“O Veículo Autônomo é a evolução dos antigos carros de controle. A principal vantagem é que ele demonstra a condição da via permanente de forma mais realista, por estar instalado em um vagão”, explica Leonardo Soares, engenheiro de Via Permanente da Rumo. Ele destaca que o rigor das análises sobre as condições da via é muito maior com a utilização do novo equipamento. “O peso do vagão sobrecarrega a linha de forma diferente dos carros controle, então a leitura dos parâmetros se torna muito mais fiel”, complementa.