Sabesp inicia túnel de conjunto de obras que leva mais água a cidades da RMSP

Redação – 07.02.2019 –

Companhia avança com Sistema Gênesis, empreendimento que vai beneficiar diretamente moradores de Barueri, Santana de Parnaíba, Aldeia da Serra, Pirapora e Itapevi

A Sabesp iniciou nesta quarta-feira (06/02) os trabalhos para a perfuração do túnel sob o rio Tietê por onde vai passar a tubulação de grande porte que compõe as obras do Sistema Gênesis. O empreendimento vai beneficiar moradores de Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Aldeia da Serra e parte de Itapevi, todas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). De acordo com a concessionária, o projeto deve levar mais água a cerca de 350 mil habitantes.

Com investimentos de R$ 90 milhões, o Gênesis é formado por um centro de reservação e por mais de 14 mil metros de adutoras que interligarão os sistemas de abastecimento da região da estação de trem Antônio João, em Barueri, até a sede do município de Santana de Parnaíba, situadas na parte oeste da Grande São Paulo. O novo empreendimento faz parte de um conjunto de obras que, incluindo o Sistema Produtor São Lourenço.

Na fase atual, são assentados 11 mil metros de redes de grande porte, que entrarão em operação até 2020. A parte que compreende o centro de reservação está na fase de liberação da área para execução das obras. O empreendimento amplia a segurança hídrica para a população da Grande São Paulo.

O início dos trabalhos no túnel representa um marco importante na execução desta obra. Os equipamentos que vão perfurar o túnel para a travessia da tubulação sob o Tietê serão posicionados na avenida Dib Sauaia com rua São Paulo, em frente ao posto policial, no Jardim Santa Cecília, município de Barueri. A passagem será feita por método não destrutivo, com uma máquina conhecida como Shield (equipamento de grande porte para fazer túneis) realizando a escavação abaixo do leito do rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *