Scania investe R$ 40 milhões em laboratório no Brasil

Da redação – 27.04.2016 – 

Instalação foi inaugurada ontem em Bernardo do Campo (SP) e viabiliza o desenvolvimento de novos motores e componentes, segundo a fabricante sueca. 

Com investimentos de R$ 40 milhões, a Scania inaugurou ontem, dia 26, o laboratório para testes de motores. Composto por duas células, a instalação está equipada para realizar testes que vão auxiliar a empresa a construir e homologar motores mais eficientes em termos de utilização de combustíveis alternativos, durabilidade de componentes e consumo eficiente. Trata-se do primeiro laboratório desse tipo fora da matriz.

O laboratório está equipado para realizar testes e monitoramento em até dois motores testados por vez, permitindo que a equipe de engenheiros tenha informações sobre desempenho dos componentes e de resultados gerados “em tempo real” a partir da queima do combustível e emissões de poluentes. As informações captadas a partir das análises podem servir como base para projetos de novos motores ou melhorias nos que já equipam os veículos da marca.

A nova instalação poderá testar qualquer tipo de motor a combustão, incluindo os propulsores Scania V8 e o novo modelo Euro 6, que ainda não tem legislação vigente na América Latina, mas a Scania começará a exportar partir do segundo semestre deste ano para mercados da Europa.

A avaliação da filial brasileira é que o laboratório deve acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com a matriz sueca da fabricante. “Trouxemos para São Bernardo o estado da arte em tecnologia. Contar com esse tipo de equipamento nos ajuda a acelerar as pesquisas, consequentemente o desenvolvimento de novas soluções em transporte, traduzidas em menor consumo de combustível e em efetiva contribuição para um sistema de transporte sustentável”, afirma Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.

De acordo com Henrik Alfredsson, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para América Latina, a estrutura deve ajudar a fabricante a responder à demanda global em ascensão por testes de motores, impulsionada pela melhoria no rendimento e pela busca de tecnologias mais sustentáveis. O laboratório também reforçaria o posicionamento da Scania como empresa orientada pela inovação e pela engenharia, líder na utilização de combustíveis alternativos e no desenvolvimento de novos produtos.