SES aposta em satélite como redundância para fibra óptica

Redação – 20.08.2021 – Sistema de próxima geração será ativado em dezembro e deve atender mercados como telecomunicações, energia, mineração e governo, entre outros

Focada no fornecimento de conectividade de conteúdo via satélite, a SES anunciou o lançamento de uma constelação de satélites de próxima geração e que vão operar em órbita terrestre média. Com isso, a empresa amplia seu fornecimento de soluções de conectividade multigigabit para uma série de indústrias, inclusive o mercado de telecomunicações, que pode adotar os satélites como rede redundante à fibra óptica. A tecnologia também favorece o atendimento de empresas marítimas e de mineradoras, entre outras.

Intitulado 03b mPOWER, o sistema é formado por 11 satélites fabricados pela Boeing. Definido por software, o diferencial do sistema será a autonomia dos clientes para a disponibilização dos pacotes. O foco é o mercado corporativo, que poderá comprar pacotes específicos e aloca-los de acordo com sua demanda, inclusive mudando os locais de atendimento da conectividade de satélite sem passar por qualquer tipo de intermediação da SES.

O sistema também poderá aproveitar ativos de rede satelital já instalados nos usuários. Com essa funcionalidade, ele pode transformar terminal satelital em gateway do novo sistema, o que ampliaria a entrada em mercados como o de governo, na avaliação da SES. Para a empresa, que já tem clientes no Brasil em áreas remotas e no interior do país, a nova geração vai favorecer ainda mais a oferta, oferecendo uma qualidade de conectividade de centros urbanos atendidos por redes de fibra óptica.

Outra novidade da SES é o anúncio da Microsoft como o mais recente cliente do O3b mPOWER. Outros clientes O3b mPOWER anunciados publicamente incluem Carnival Cruises, Orange e iSat Africa. No caso da Orange, a rede satelital será usada para ampliar a cobertura internacional da operadora, adotando padrões 5G também aos satélites. Já a Carnival passa a ter serviços baseados em nuvem para seus cruzeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *