Sinfra-MT confirma obras de duplicação na Estrada da Guia para 2016

Da Redação – 28.10.2016 –

Primeira fase incluirá a recuperação do atual pavimento da rodovia, que se encontra em estado de degradação.

A duplicação da rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010) deve ser iniciada ainda em 2016, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra-MT). A informação foi divulgada juntamente com o resultado final da licitação da obra, vencida pela empresa Lotufo Engenharia e Construção, com uma proposta de preço na faixa dos R$ 30 milhões. De acordo com o órgão, a duplicação da Estrada da Guia, como é mais conhecida, terá 4,9 km de extensão e será feita entre o entroncamento com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que dá acesso à Chapada dos Guimarães, e o trevo de acesso ao Rodoanel.

Prevista para começar até o final deste ano, a primeira fase de obras incluirá a recuperação funcional do atual pavimento da estrada, que se encontra degradado devido à falta de manutenção nos anos anteriores. A Sinfra pontuou que a rodovia também ganhará uma ciclovia no canteiro central.

Segundo Marcelo Durante, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, a licitação foi uma das mais concorridas da Sinfra. Ao todo, 15 construtoras apresentaram propostas de preços para análise da comissão. “As propostas apresentadas foram rigorosamente observadas tecnicamente, juntamente com os recursos que foram protocolados na Sinfra, observando todos os prazos legais”, disse.

Duarte explicou que o Governo do Estado fez um planejamento estratégico, levando em consideração a atual crise econômica, e definiu que a obra de duplicação será custeada por recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), uma das fontes de financiamento do Pró-Estradas. Até agora, o programa concluiu mais de 1 mil km de asfalto na atual gestão, entre obras de construção e reconstrução de rodovias.

Paralelamente, a Sinfra executa as duplicações da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), entre o trevo de acesso a MT-010 (Atacadão) e trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco), e da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que dá acesso à Santo Antônio de Leverger.

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