Small cells pavimentam caminho para o 5G

Da Redação – 20.04.2018 –

Iniciativa do 5TONIC avalia tecnologia da americana CommScope em ambientes fechados

O laboratório internacional, que reúne operadoras como Telefônica e fabricantes como a Ericsson, está avaliando a tecnologia OneCell para aplicações de redes sem fio em locais como as chamadas fábricas inteligentes. Quando ativada dentro desses ambientes, as estações rádio base (ERBs) pequenas, daí o nome small cell, formam uma espécie de supercélula, eliminando interferências e dispensando o handover, ou seja, a mudança que se sente na passagem de cobertura de uma ERB para outra.

Segundo os especialistas do 5TONIC, a experiência de aplicar as pequenas ERBs nesses locais seria a mesma de uma rede LTE (Long Term Evolution), uma das atuais fases de transição para a quinta geração (5G). Já a CommScope, fabricante da tecnologia OneCell argumenta que “os conceitos utilizados na arquitetura do OneCell estão sendo avaliados para que se tornem padrão na tecnologia 5G”.

Na prática, a OneCell cria uma forma e oferecer serviços móveis de alto desempenho aos assinantes em locais de alta densidade. É o caso de estádios, arenas esportivas, campi e empresas de médio e grande porte. A arquitetura de small cells C-RAN incorpora avanços, como switched Ethernet fronthaul, que permite o desenvolvimento, a instalação e o teste de sistemas em um tempo muito menor que aquele exigido pelas soluções tradicionais.

Em relação ao melhor desempenho, a CommScope destaca que os usuários têm acesso contínuo a dados móveis e de voz, pois o sistema de small cells distribui a capacidade entre eles, permitindo um balanço mais eficiente do que as redes tradicionais. Tecnologicamente, a OneCell foi criada para acelerar a evolução da rede LTE para 5G, incluindo a operação simultânea das duas tecnologias por muitos anos, o que significa a preservação do legado atual de infraestrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *