Smart mining: Bosch aposta na digitalização de equipamentos de mineração

Redação – 04.09.2019 – 

A Bosch apresenta uma gama de soluções para minas inteligentes durante a Exposibram, que acontece na semana que vem em Belo Horizonte. Um dos destaques é a unidade hidráulica Hagglünds, com tecnologia CMP que faz o controle e processamento das informações adquiridas dos sensores espalhados pela planta mineral. As informações são apresentadas em um tablet.

A companhia também apresenta soluções para manutenção preditiva, como o scanner de diagnóstico KTS Truck. Ele visa proporcionar agilidade no tempo de serviço e gera informações técnicas, esquemas elétricos, indicações de serviço e reparação integrados ao software. Além disso, conta com atualização online, o que possibilita que o mecânico tenha sempre em mãos os dados mais recentes da frota e o histórico dos últimos 30 veículos testados. As informações são transmitidas por bluetooth, com alcance de até 30 metros.

Os motores de partida elétricos das linhas HEF/HEP são outra novidade que, segundo a Bosch, cobrem quase todos os equipamentos fora de estrada que operam nas mineradoras. Para algumas aplicações, eles substituem motores de partida pneumáticos, que são 50% mais pesados e podem ocasionar falhas durante a partida por falta de ar no sistema, além de terem complicações ergonômicas no momento da troca ou reparação, devido ao seu tamanho e peso.

Outro destaque da companhia é para os sistemas de ar-condicionado de caminhões e equipamentos móveis utilizados na mineração. A recicladora de ar-condicionado da Bosch, ACS 810, é automatizada para analisar a pressão e temperatura do sistema e otimizar o tempo de retirada e de recarga com fluído refrigerante. Dessa forma, elimina os típicos congelamentos característicos de sistemas desse porte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *