Solução facilita cobertura móvel em locais de alta demanda

Da Redação – 26.03.2018 –

Trabalho conjunto envolve a norte-americana CommScope e a finlandesa Nokia e deve estar disponível ainda em 2018

O uso intensivo da telefonia móvel é uma dor de cabeça para as operadoras, principalmente em algumas zonas de sombra como shopping centers, onde a demanda pode piorar o acesso aos dados. A solução? Criar redes locais para aumentar a cobertura por meio de sistemas de antenas distribuídas (DAS). Bacana, né? A questão é que essas essa rede precisa ser interligada com as estações rádio base (ERBs) mais próximas, o que acontece de fato, mas que pode ser melhorado. É aqui que entra a parceria entre Nokia e CommScope.

As duas multinacionais estão focadas numa solução que reduza a complexidade da CPRI, sigla em inglês para interface de rádio pública comum. A CPRI faz a interface entre as DAS e as ERBs, servindo como ponte entre as duas redes e permitindo o tráfego de comunicação. Tecnicamente, a melhoria elimina a necessidade das cabeças de rádio (RRH, da sigla em inglês) normalmente utilizadas para alimentar um DAS ativo. Na prática, reduzi o espaço e a demanda de energia dos sistemas de antenas distribuídas, criando uma nova geração delas.

Segundo as duas companhias, “a interface CPRI conectará a unidade de baseband AirScale, da Nokia, ao sistema de antena C-RAN Era, da CommScope, e reduzirá drasticamente o tempo, espaço e energia necessários para conectar assinantes de serviços em locais públicos e no ambiente corporativo”.

DAS com menos espaço e demanda menor de energia 

“Os benefícios de uma solução CPRI já foram bem estabelecidos em sis

Tecnologia DAS, da Commscope, em detalhe

temas de antenas distribuídas – uma unidade de headend muito menor é mais fácil de implantar, usa menos energia e economiza espaço valioso”, destaca Matt Melester, vice-presidente sênior de Distributed Coverage and Capacity Solutions da CommScope.  A solução de baseband CPRI interoperável descarta a etapa de conversão analógica, mantendo todo o sistema digital até as antenas distribuídas.

“A Nokia está sempre inovando para aumentar a flexibilidade e eficiência das redes móveis para as operadoras e seus assinantes”, afirma Randy Cox, diretor da unidade de negócios de gerenciamento de Small Cells da Nokia. “A liderança da CommScope e a inovação contínua na área de DAS ativo, combinada com o histórico de colaboração de nossas duas empresas, nos permitirá oferecer uma solução valiosa com grande impacto”.

A CommScope e a Nokia esperam disponibilizar a nova solução de interface até a metade deste ano, para que ela seja interoperável com o sistema de antena distribuída CommScope ION-E, em complemento ao sistema Era.