SP amplia terminal do aeroporto de Ribeirão Preto

Da Redação – 30.10.2017 –

Previsão de investimento é de R$ 88 milhões, com licitação e inicio das obras no primeiro semestre de 2018

Quarto maior aeroporto em movimentação de passageiros do estado de São Paulo (atrás da trinca Guarulhos, Congonhas e Viracopos), o terminal de Ribeirão Preto passará por mudanças em 2018. O terminal de passageiros, que movimentou 1,02 milhão de pessoas em 2016, será ampliado. Para viabilizar o empreendimento, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação fará um aporte de R$ 80 milhões, sendo o restante assumido pelo governo paulista. As obras incluem a melhoria da infraestrutura do terminal, pista de pouso e pátio de aeronaves. Os processos de licitação e início das obras devem acontecer até o primeiro trimestre do ano que vem.

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) será responsável pelo projeto executivo e pela execução das obras. Os planos iniciais para ampliação do aeroporto Leite Lopes envolvem a ampliação do terminal de passageiros, que passará de 3,6 mil m² para 12.000 m²; ampliação da seção contra incêndio, de 600 m² para 930 m²; ampliação em 30 mil m² do pátio de aeronaves; recapeamento dos sistemas de pistas de pouso e decolagem; e implantação de turnaround (área de giro de aeronaves) nas cabeceiras.

Administrado pelo estado de São Paulo, o aeroporto tem uma área de influência que beneficia cerca de 4 milhões de pessoas. Já a cidade paulista localiza-se entre a Grande São Paulo à parte central do país, próximo de polos econômicos e tecnológicos do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais. A economia da cidade é voltada para atividades comerciais, prestação de serviços e, principalmente, para o plantio de cana-de-açúcar. A atividade econômica do município influencia localidades vizinhas, como Barretos, Araraquara, São Carlos, São João da Boa Vista, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *