Startup cria sistema de alertas de trânsito para motoristas de aplicativo

Redação – 31.05.2021 – Empresa de locação de veículos quer prevenir comportamento de risco

A Kovi, startup de locação de veículos para condutores de aplicativos, desenvolveu uma tecnologia própria de alertas e avaliações de condutores. Intitulado Kovi Direção Segura, o app será direcionado inicialmente aos motoristas que alugam na startup e tem como objetivo minimizar tanto os riscos no trânsito e tentar melhorar as estatísticas de um acidente fatal a cada 18 minutos no Brasil.

“Para o desenvolvimento da tecnologia utilizamos o equipamento de segurança já presente em cada veículo da frota Kovi que rastreia e mapeia os comportamentos do motorista ao volante, para montar uma nota de direção de cada motorista. Com isso, caracterizamos cada tipo de comportamento como de risco – atenção – ou responsáveis – positivos”, explica Bruno Poljokan, Chief Revenue Officer da Kovi.

Além de um upgrade em seu software de rastreamento, o recurso gera uma Nota de Direção, ou seja, uma modelagem de prevenção de acidentes baseada em comportamento de direção, o que possibilita feedbacks mais rápidos aos motoristas. Com o auxílio de Inteligência Artificial e Machine Learning, o sistema de segurança inserido nos carros da frota usa dados coletados para prever comportamentos de risco que possam causar acidentes.

Para compor a Nota de Direção são avaliadas cinco variáveis, As curvas acentuadas feitas em alta velocidade ou curvas feitas de forma fechada, mesmo em velocidade reduzida é a primeira delas. Nem sempre a questão é a velocidade, mas a “força com que o movimento é feito”, afirma Poljokan.

A frenagem arriscada, com redução brusca da velocidade é outra variável, ao lado da aceleração inadequada, com arrancadas e ganho alto de velocidade. O conjunto de parâmetros de avaliação inclui ainda a aceleração, freios e curvas acima dos padrões de segurança. E a velocidade acima de 90 km/h também entra no processo, sendo que o motorista é notificado por meio de apitos e alerta quando ultrapassa esse limite.

Segundo a Kovi, a dirigir de forma segura promove além da redução substancial de riscos de acidentes, a economia de combustível e preservação de pneus e outros itens de desgaste, além de manter o veículo em bom estado geral, impactando positivamente no preço de mercado para o modelo. Com essa iniciativa, por exemplo, a empresa proporcionou aos motoristas parceiros uma redução de 20% na sinistralidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *