Empresa cria robô para inspecionar galerias pluviais e redes de água e esgoto

Redação – 18.09.2019 –

Equipamento detecta problemas e registra com fotos e vídeos o local inspecionado

O robô desenvolvido pela Roveq Sistemas Embarcados tem como objetivo localizar e registrar por meio de imagens (vídeos e fotos) deslocamentos ou obstruções em tubulações de galerias pluviais, aquelas destinadas à captação e escoamento da água de chuva coletadas pelas bocas coletoras. O diferencial do robô é que ele é adaptável e a prova d’agua. Em função disso, o equipamento pode ser configurado para atuar em outros ambientes, incluindo nas redes de esgoto e nas de abastecimento de água.

Embora não seja o primeiro no gênero, o modelo criado pela empresa de Campos, interior do Rio de Janeiro, teria maior autonomia de funcionamento na comparação com os equipamentos importados e com características semelhantes existentes no mercado. Isso acontece porque o dispositivo da Roveq tem módulos independentes, o que dispensaria a necessidade de interromper o trabalho de inspeção para recarregá-lo, bastando fazer a substituição da bateria.

O projeto nasceu da iniciativa do então estudante de engenharia Thiago Rodrigues quando ele cursava o Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos. Da planilha para o campo, o empreendimento ganhou o suporte da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Em apenas 12 meses, o primeiro protótipo já estava em testes.

“A parceria com a EMBRAPII foi fundamental para a viabilização da proposta, não somente pela contrapartida financeira, mas por todo o apoio no desenvolvimento, eles abraçaram a causa e acreditaram no projeto”, destaca Thiago. “Se não fosse a estrutura do polo (IFF) e a expertise dos pesquisadores, isso não seria possível”. Atualmente, a startup de robótica já opera duas unidades em cidades fluminenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *