Startup focada em suporte técnico para caminhões dobra de tamanho na pandemia

Redação – 26.06.2020 –

S.O.S Truck desenvolveu aplicativo que junta caminhoneiros, montadoras, postos de serviços e atacadistas de autopeças entre outros

Equipe da S.O.S Truck, startup que começou a atuar em novembro de 2019, focada em vendas

Muita coisa está parada durante a pandemia da Covid-19, mas não é caso do transporte de cargas via caminhões. De olho nesse mercado, a startup S.O.S Truck criou um aplicativo (app) que reúne boa parte do ecossistema de suporte técnico para os caminhoneiros. A ideia é auxiliá-los em qualquer problema de reparo e evitar que eles fiquem paralisados. Nascida inicialmente focada na comercialização de peças para caminhões e carretas, no final de 2019, a startup deu um salto com o novo recurso e praticamente dobrou de tamanho.

A empresa fez parcerias solidárias com empresas de gestão de risco e com grandes atacadistas de autopeças para caminhões e carretas, para informar aos motoristas profissionais, de forma precisa e rápida, onde eles poderiam encontrar postos e restaurantes funcionando e, sobretudo, comprarem peças em caso de panes técnicas nos caminhões.

“Facilitar a vida dos caminhoneiros que buscam peças e diversos tipos de serviços para os caminhões, já é a proposta da S.O.S Truck, o que fizemos foi acrescentar rapidamente esse novo serviço para que os profissionais da estrada pudessem, por geolocalização no app, encontrar essa assistência  durante o período mais agudo da pandemia”, comenta Gus Tambasco, CEO da S.O.S Truck.

A startup também fez diversas ações presenciais em locais de grande fluxo e passagem de caminhoneiros, como em postos de serviços e pátios de descanso nas mais importantes rodovias do Brasil. Nestas ações, com o apoio de técnicos em enfermagem e estudantes de medicina, foi desenvolvido um protocolo de coleta de dados da saúde dos motoristas, com a aferição de pressão arterial e temperatura, além de orientações básicas de saúde e de medidas preventiva contra o coronavírus.

O app, que é gratuito, organicamente já contabilizava mais de mil downloads no final de janeiro deste ano. Em março, esse número cresceu para mais de 2,5 mil usuários. Atualmente, em função dessas ações e de maior procura pelos caminhoneiros por soluções digitais que facilitem a operação de transporte, o app já contabiliza mais de 6 mil motoristas ativos.

“Observamos que os motoristas estão cada vez enxergando o celular como uma importante ferramenta de trabalho. Com as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, eles perceberam que soluções digitais podem ser uma saída interessante que ofereça eficiência e ao mesmo tempo, mais segurança à operação”, comenta Tambasco.

De acordo com Tambasco, o Brasil tem mais de dois milhões de motoristas de caminhões entre autônomos, agregados, funcionários de transportadoras e de empresas que contam com frotas próprias. “Cem por cento destes profissionais faz uso do celular em seu dia a dia de trabalho. Nosso objetivo é conscientizá-los que a utilização de aplicativos irá tornar a vida na estrada mais segura e eficiente”, finaliza.