Startup que prospecta obras já tem quase 50 franqueados

Redação – 19.09.2019 –

O desenvolvimento de um sistema de captação de obras, usando software de gestão e geolocalização, está rendendo o avanço da Prospecta Obras inclusive no mercado de franquias. Hoje, são quase 50 delas que integram um banco de dados de 500 mil obras espalhadas pelo país. A empesa foi criada por Wanderson Leite, que desde os 13 anos incurso no setor da construção trabalhando em uma fábrica de lajes na cidade de Cabreúva, interior paulista.

Já na faculdade de Administração de Empresas, em 2008, começou a trabalhar em loja de móveis planejados com o desafio de atrair clientes e foi então que percebeu que era preciso mudar o habito de esperar os clientes irem até a loja. “O mais óbvio seria ir até eles, onde quer que estivessem”, diz.

A ideia foi desenvolver um sistema de captação de obras, capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. Usando um software de gestão e geolocalização, reuniu todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja.

Em pouco tempo, o sistema havia se tornado uma poderosa ferramenta, levando a loja a aumentar as vendas em 300%. “Foi um sucesso tão grande que resolvi levar a ideia adiante. Em 2010, a Prospecta Obras já atuava em mais de 30 cidades do Estado de São Paulo”, diz. “Acredito que a grande sacada foi entender como a tecnologia estava mudando o mundo. Os hábitos de consumo e relacionamento mudaram. O que a Prospecta faz é aproximar as empresas de seus clientes na era digital”, completa.

A empresa se tornou franquia em 2013 e tem atuação em mais de 700 municípios. O formato de trabalho do franqueado é home office e a taxa de franquia é de R$ 50 mil. O payback está estimado em seis meses, e a franqueadora cobra royalties de 10% sobre os lucros do franqueado.