Suape finaliza Plano de Desenvolvimento e Zoneamento

Da Redação – 17.05.2018 –

Alheiros apresenta PDZ (foto Jéssica Lima)

“Temos um plano com ações de curto, médio e longo prazo para a poligonal do Porto Organizado de Suape. Este tipo de planejamento precisa ser revisto e atualizado sempre. A indústria naval se renova e o porto precisa estar em sincronia com as mudanças do mundo”, explica Jaime Alheiros, diretor de Planejamento e Gestão do porto pernambucano. O próximo passo do processo é a avaliação do plano pela Secretaria Nacional de Portos.

Um dos projetos em andamento em Suape é instalação dos pátios de triagem de veículos, estimado em R$ 67,6 milhões, divididos entre cinco empresas. Diariamente, o porto recebe cerca de 2 mil caminhões e a instalação vai disciplinar e regulamentar os veículos de transporte de cargas que acessam a área.

De acordo com o vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto, o projeto ativará um sistema de agendamento central e integrado de todos os pátios. “Nossas equipes de tecnologia já iniciaram as conversas. Estamos há um ano discutindo esse projeto de forma transparente e acreditamos que é a solução certa para o tráfego de caminhões no porto”, detalhou Bruto.

Em termos de balanço portuário, os números mais recentes de Suape são positivos. O porto fechou março registrando 2,08 milhões de toneladas de carga (+3% em relação a 2017). A movimentação mensal dos graneis líquidos também registrou os melhores números do ano, com 1,6 milhão de toneladas. O embarque e desembarque de veículos manteve bons números, registrando a contagem de 5.391 carros importados e exportados (+34% em relação a 2017).