Tecnologia 4G avança na América Latina

Da Redação – 06.03.2017 –

Impulsionado pelos smartphones e por investimentos das operadoras, o 4G atinge 113 milhões de conexões no continente e prepara o caminho para a tecnologia 5G.

O número de conexões 4G na América Latina aumentou de 121 por cento no ano passado, atingindo um volume de 113 milhões de conexões, o equivalente a 17 por cento do total. Os dados são da GSMA Intelligence, que reúne empresas de todo o ecossistema de comunicação móvel, incluindo operadoras, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, entre outras.

Pelas avaliações da entidade, a taxa de crescimento da tecnologia 4G na América Latina foi quase o dobro da média global, impulsionada pelos investimentos das operadoras da região em redes e serviços. Seguindo esse ritmo, a previsão é que o número ultrapasse os 300 milhões até o final da década, quando a tecnologia irá representar quase 40 por cento do total de conexões na região.

Os dados mostram que o crescimento da tecnologia na América Latina também se correlaciona com a adoção de smartphones, que representam 55 por cento do total de conexões móveis. Um total de 97 operadoras móveis lançaram comercialmente redes 4G em 39 países da região até o final de dezembro de 2016, oferecendo cobertura a 68 por cento da população latino-americana.

“O forte investimento das operadoras móveis na América Latina está impulsionando a migração para redes de alta velocidade, mas uma urgente modernização regulatória é necessária para fomentar o desenvolvimento do ecossistema digital regional e promover a inovação e investimentos”, disse Sebastian Cabello, diretor da GSMA para América Latina. O próximo passo, segundo ele, será o lançamento da tecnologia 5G, a partir de 2020, na esteira da popularização do 4G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *