Tecnologia de amplificador óptico que reduz custos de infraestrutura é premiada em SP

Redação – 14.10.2019 –

Novo modelo de equipamento foi concebido para transmitir dados em altíssimas taxas  por trechos de ultralonga distância, sem a necessidade de construção de estações de regeneração intermediária

A multinacional brasileira Padtec recebeu, na semana passada, o prêmio de inovação por tecnologia desenvolvida no Brasil do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2019. O motivo da premiação é o amplificador de bombeio remoto, tecnologia de ponta usada para transmissão de dados em alta capacidade por distâncias ultralongas. Tecnicamente definido como C + faz parte da nova geração de amplificadores ópticos – e inclui, também, os modelos híbridos mais compactos do mercado.

Segundo a Padtec, o equipamento é resultado de pesquisa e desenvolvimento de 18 anos da empresa e foi pensado para transmitir dados em altíssimas taxas (da ordem de terabits por segundo) por trechos de ultralonga distância, sem a necessidade de construção de estações de regeneração intermediária. Alguns trechos ultrapassam 300 quilômetros, sendo que as distâncias podem ser até três vezes maiores do que as alcançadas por sistemas de amplificação convencionais. Dessa forma, o projeto reduz os custos de implantação de infraestrutura óptica.

“Em um país de dimensões continentais como o Brasil, as operadoras de telecomunicações e os provedores de serviços de internet (ISPs) precisam implantar redes DWDM de milhares de quilômetros, o que exige a construção de estações de amplificação, que demandam grandes investimentos em infraestrutura”, explica Manuel Andrade, CEO da Padtec. “O ROPA C+ reduz a necessidade de estações intermediárias, viabilizando redes que levam internet a regiões remotas e promovem o seu desenvolvimento e a efetiva integração às demais regiões do país”, ressalta.

Para Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec, o desenvolvimento dessa nova geração de amplificadores está alinhado ao compromisso da empresa de investir constantemente na evolução de sua linha de produtos, fornecendo ao mercado soluções inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia em sistemas de comunicação óptica. “A Padtec é uma das poucas empresas no mundo que dominam o processo de desenvolvimento e produção de amplificadores ópticos. Com esse projeto, a intenção é continuar evoluindo e, assim, manter nossa posição de liderança tecnológica nesse segmento”, acrescenta. Padtec recebe prêmio de inovação por tecnologia desenvolvida no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *