Tecnologia de bombeamento aumenta desempenho de estações elevatórias de esgoto

Redação – 16.07.2021 – Solução já está em funcionamento em várias concessionárias, incluindo Sapesp, Copasa e Sanepar

A Improv Equipamentos desenvolveu um novo sistema de bombeamento em linha para estações elevatórias de esgoto. A tecnologia contou com a parceria da multinacional dinamarquesa Danfoss e endereçou o desafio de criar uma solução robusta capaz de suportar o bombeamento de esgoto bruto sem qualquer tipo de gradeamento, ou seja, sem mecanismos anterior para separar resíduos sólidos. A tecnologia inclui mecanismos de acionamento e controle para gestão do funcionamento adequado das bombas segundo a fabricante brasileira. Outra característica é a durabilidade para manter o alto nível de competitividade do fluxo de bombeamento.

O resultado segundo a Improv levou ao sistema de bombeamento em linha para elevatória de esgoto capaz de promover eficiência e economia na mesma medida. Na prática, isso pode ser percebido por meio da facilidade para instalar e realizar as operação e manutenção da infraestrutura instalada, assim como a reversão automática para desobstrução. No caso do bombeamento modular contínuo a nova tecnologia permite uma maior economia no consumo de energia.

A participação da Danfoss aconteceu com o fornecimento de conversores de frequência. Após uma sequência rigorosa e apurada de testes, o modelo FC102 foi escolhido para compor o Sistema de Bombeamento em Linha, por atender todas as necessidades e preservar o nível de competitividade financeira de todo o equipamento. Os dispositivos fornecem as funções de comunicação e de configuração interna necessárias para atribuir ao sistema de bombeamento maior disponibilidade, mesmo em condições adversas para a operação segundo a multinacional.

Também foi possível estabelecer níveis hierárquicos de funcionamento por meio de recursos dos conversores, o que viabilizou o funcionamento autônomo da aplicação e dispensando o uso do Controlador Lógico Programável (CLP) no caso de perda da comunicação. Estas movimentações permitem que o sistema de bombeamento continue funcionando sem o risco de extravasar o esgoto.

O novo sistema já foi instalado em várias concessionárias da área, incluindo a Sapesp, Copasa, Cagece, Sanepar e Sanesul, entre outras. De acordo com a Improv, “em todas estas instalações, a parceria com a Danfoss gerou performances objetivas e adequadas para a aplicação, que resultam automaticamente em altos níveis operacionais de eficiência e segurança sanitária”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *