Tecnologia detecta Covid-19 por micro vibrações, como respiração e batimento cardíaco

Redação – 19.05.2020 –

A norte-americana Xandar Kardian foi vencedora de um concurso da Prosegur para selecionar tecnologia para projetar espaços livres de Covid-19 (Covidfree). A tecnologia selecionada é capaz de controlar a ocupação de espaços internos através da detecção de micro vibrações, como as que produzem respiração ou batimentos do coração.

Fundada em 2017, a Xandar Kardian é uma startup com operação nos Estados Unidos, Canadá e Coréia do Sul e tem como principal solução o reconhecimento de padrões de micro vibração através do processamento de sinais de radar, o que a permitiu se especializar na detecção de presença e otimização dos níveis de ocupação do Covid-19 em edifícios. A solução permite reconhecer, em tempo real, o uso dos espaços de trabalho e organizar planos de limpeza e desinfecção com base no uso.

“As startups reagiram com grande agilidade e entusiasmo a essa iniciativa pioneira de projetar espaços livres de Covid-19. O sucesso da convocação destacou a importância de modelos colaborativos que combinam o potencial de soluções tecnológicas do ecossistema empreendedor com a experiência de uma empresa líder no campo da segurança. Sem dúvida, será uma maneira prioritária de enfrentar os principais desafios de segurança que enfrentaremos no futuro próximo”, diz Daniel García, diretor de inovação da Prosegur.

Entre as demais startups finalistas, estão a empresa indiana Fluid AI, com uma proposta de recepcionista virtual baseada em inteligência artificial e a francesa Copsonic que, através de um sistema inteligente de ultrassom, facilita a detecção de pessoas, o controle de aferição e a identificação sem contato. Também foram selecionados os serviços de e-saúde e a plataforma digital de consultas médicas da espanhola Docline, a solução de gerenciamento de circulação de pessoas e fluxo de lojas da mexicana Getin e a espanhola Quodos, que desenvolveu um sistema de análise de vídeo para detecção precisa de pessoas em espaços fechados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *