Tecnologia que controla iluminação pública promete reduzir consumo em até 80%

Da Redação – 28.03.2016 –

Tecnologia desenvolvida pela Huawei utiliza sistema de gestão baseado em informações geográficas e conecta todas as lâmpadas das “smart cities” à Internet das Coisas.

Huawei smart citiesDe acordo com o The Climate Group, existem aproximadamente 304 milhões de lâmpadas nas ruas de todo o mundo e esse número deverá alcançar 352 milhões até 2025. É para esse universo que a Huawei desenvolveu uma ferramenta de gestão de iluminação para cidades inteligentes. Chamada de Connected City Lighting, a novidade permite o controle de iluminação pública, enviando informações sobre o estado de cada unidade, posição e brilho, além de permitir o acionamento ou desligamento. Segundo a desenvolvedora, a tecnologia prima para que a iluminação aconteça de acordo com a demanda do local, característica que possibilita a redução de até 80% do consumo de energia.

Além de diminuir a quantidade de energia elétrica utilizada pelas redes públicas, o sistema, baseado em sensores e georeferenciamento (GIS), tem foco na redução de custos em manutenção para as prefeituras.

Segundo Wu Chou, CTO de linha de produtos Huawei Switch and Enterprise Communications, o dispositivo é um avanço tecnológico que contribui para tornar as cidades de todo o mundo mais conectadas. “A IoT para iluminação cria uma sólida base para a integrar uma variedade de sensores, os quais facilitam funções como monitoramento ambiental e do transporte e a instalação de locais para o carregamento inteligente, fornecendo desenvolvimento para a cidade inteligente”, diz.

Reforçando o potencial de negócio, a Huawei cita Londres, na Inglaterra. A cidade possui aproximadamente 350 mil lâmpadas, resultando em um consumo total de energia estimado em 56 milhões de Kwh por ano. Isso, junto com os custos de inspeção e manutenção, gera um custo significativo, que a fabricante chinesa avalia poder reduzir com o Huawei Connected City Lighting Solution.