Tecnologia que integra BIM agiliza em até 40% o orçamento em projetos de construção

Redação – 18.12.2020 –

Um lançamento da Sienge promete otimizar a concepção de orçamentos em projetos de construção em até 40%. Trata-se de uma nova funcionalidade da plataforma Sienge BIM, que se faz a conexão em empo real entre projeto e orçamento, com integração ao Revit, da Autodesk, e eleva confiabilidade na gestão de informações entre projetistas, escritório e canteiro de obras.

Segundo a Sienge, a sua tecnologia é diferente da de outros players do mercado, nas quais é exigida a manipulação de arquivos. “O Sienge BIM funciona em tempo real, pois se conecta diretamente ao Revit por meio de um plugin. Este, além de fornecido pelo Sienge mediante contratação da integração, também pode ser instalado a partir da loja da Autodesk”, informa a companhia.

“Estruturamos esse produto no início do ano, pois percebemos que ele facilita a vida do nosso cliente e aumenta a produtividade dele. Agimos rápido, contratamos profissionais e investimos em tecnologia para possibilitar essa integração dentro do Sienge Plataforma”, diz Giseli Anversa, gerente de produto do Sienge.

Segundo ela, a interligação proporcionada pelo Sienge BIM resulta na geração de orçamentos 5D. Ou seja, é possível extrair os dados quantitativos necessários para o orçamento direto do modelo BIM e fazer sua inserção no controle de custo que o Sienge oferece. Assim, o sistema permite a entrega de um orçamento mais assertivo e, consequentemente, rápido. “É um processo colaborativo, de troca de informações, que está totalmente relacionado ao BIM. A API serve como interface entre diferentes programas, facilitando, assim, a integração entre eles”, diz Gisele.

Para a especialista, usar BIM é ter um projeto sem perda de informação e em que todos os envolvidos – projetistas, engenheiros, gestores, contratantes e contratados – interagem entre si, compartilham dados e tomam decisões com base em um modelo virtual de fácil entendimento. Tudo isso apoiado em uma base de dados única, padronizada e alimentada por todos, em tempo real, conforme o projeto evolui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *