Telefonica e Schindler criam aliança para aplicar IoT em elevadores

Redação – 31.05.2019 –

Acordo vale para aplicação da tecnologia de Internet das Coisas também em escadas rolantes

Uma aliança internacional entre a Telefonica e a fabricante de elevadores e escadas rolantes Schindler é mais um capítulo da aplicação da Internet das Coisas (IoT) na prática. O foco é o fornecimento de conectividade digital para que os equipamentos inteligentes enviem dados sobre sua operação a um centro de controle. O nome da plataforma que vai sediar os dados é Schindler Ahead.

De acordo com a Telefonica, seria a primeira plataforma na nuvem do mundo com recursos que incluem informações de manutenção, serviços de emergência e sistemas de informação. E mais: que permite um fluxo de informações sem interrupções entre clientes, usuários e suporte técnico com os equipamentos de transporte, ou seja, elevadores e escadas rolantes.

“Com uso de inteligência artificial (AI), o sistema proporciona uma manutenção preditiva por meio de análise de dados dos elevadores e das escadas rolantes conectados, o que melhora a confiabilidade e o tempo de atividade dos equipamentos”, explicou a Telefonica em comunicado oficial. Ainda segundo a operadora de telecomunicações, a nova plataforma deve melhorar o funcionamento dos edifícios com serviços interativos e personalizados.

Na prática, a Telefonica vai colocar à disposição da Schindler a plataforma de conectividade gerenciada Kite Platform para a gestão centralizada e em tempo real dos equipamentos. Na operadora, o IoT se converteu em um dos pilares de crescimento de novos negócios digitais, com faturamento 62% maior no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Seriam mais de 20,4 milhões de acessos IoT até março desse ano.