Telia e Volvo testam o uso de redes 5G para suportar operação de carregadeiras autônomas na Suécia

Redação – 19.03.2019 –

Fabricante de equipamentos pesados usará a primeira rede industrial em 5G para avaliar operação autônoma

Comprovando que as redes 5G vão revolucionar a operação de muitas áreas, inclusive construção e mineração, a Volvo acaba de anunciar o primeiro teste de carregadeiras autônomas usando a infraestrutura da Telia na cidade de Eskilstuna. Trata-se da primeira infraestrutura de rede industrial em 5G da operadora sueca. De acordo com o comunicado oficial, a Volvo será “uma das primeiras companhias do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas controladas remotamente e também outras soluções autônomas”.

A rede 5G será usada nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Volvo CE em Eskilstuna, para o desenvolvimento de soluções para o controle remoto de maquinas de construção e soluções totalmente automatizadas. Ela também será utilizada para aumentar a compreensão de como as máquinas conectadas podem gerar valor agregado para o cliente.

“A automação tem vários níveis e ter a 5G é um suporte técnico importante que nos permitirá impulsionar o desenvolvimento nessa área. Os testes incluirão o controle remoto de uma carregadeira de rodas convencional, e também do transportador de carga conceito HX2”, diz Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

Os ganhos não se limitam à fabricante de equipamentos. A Telia também reforça seu papel de viabilizador de novas fronteiras. “O interesse da indústria em 5G é considerável. A automação de todo o fluxo se traduzirá em novas formas de trabalho e maiores ganhos de eficiência. Mas, para conectar máquinas e veículos essenciais para os negócios, é necessária uma solução capaz de lidar com grandes quantidades de dados com conexão garantida. Isso é o que a rede 5G pode nos dar”, explica Anders Olsson, CEO da Telia Sweden, operadora de telefonia na Suécia.

Segundo a Ericsson, outro parceiro do projeto, o 5G oferece tempos de resposta extremamente curtos, alta capacidade e um alto nível de acessibilidade à rede móvel. Com isso, a tecnologia pode ser usada para aplicações como o controle remoto de máquinas pesadas em tempo real. Agora, detalhe: mesmo com sistemas totalmente automatizados, eventualmente a intervenção humana ainda é necessária nos modelos atuais porque a tecnologia atual de controle remoto possui um intervalo de tempo que dificulta o controle em alta velocidade ou com alta precisão. “A rede 5G tornará o controle remoto mais simples e seguro”, avalia a Ericsson.