Terminal catarinense recebe maior pá eólica já transportada por navio porta-contêiner

Redação – 23.04.2021 –

Empresa monta operação especial para receber peça de 72 metros 22,5 toneladas transportada do Porto de Pecém, no Ceará

No último final de semana um transporte diferenciado cumpriu sua última etapa. Trata-se do transporte da maior pá eólica em navio contêiner realizada no Brasil até agora. O equipamento foi despachado do Porto de Pecém, no Ceará, para o Cais 2 do TCG Imbituba (SC), terminal de cargas gerais administrado pela Santos Brasil. É a terceira pá eólica de um protótipo de aerogerador da WEG, que será instalado na cidade de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina. A pá tem 72 metros de comprimento e 22,5 toneladas.

A operação foi um recorde mundial segundo a Aliança Navegação e Logística, detentora do navio Vicente Pizón, de onde a carga foi desembarcada. A operação foi meticulosamente planejada e construída sob medida pela Santos Brasil, em parceria com o Porto de Imbituba, a partir de uma obra para adequação do portão de saída e nivelamento de piso do pátio para recebimento da carga, com a movimentação simultânea de dois guindastes.

Outras duas pás já haviam sido descarregadas no fim de semana anterior. O conjunto integra um projeto de P&D da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com a Engie Brasil e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), desenvolvido pela WEG.

“Essa bem sucedida operação reforça a capacidade operacional da Santos Brasil em oferecer soluções para clientes de diversos segmentos e com os mais diferentes tipos de carga”, afirma Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *