Terminal de Santos usa sistema baseado em IoT para evitar vazamento de água

Redação – 05.05.2021 –

A Santos Brasil, operadora que administra o Tecon Santos está adotando a plataforma MYIO para monitorar o consumo da água em tempo real no terminal de contêineres da cidade paulista. Baseado em Internet das Coisas (IoT), o recurso ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular.

Tecnicamente falando, trata-se de uma automação sem fio para gestão de recursos e ativos, que armazena localmente e em nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros no Tecon Santos. O monitoramento permite a medição do consumo e reduz custos, pois dispensa a implantação medidores inteligentes de alto custo e a infraestrutura de cabeamento ou rede roteadores WI-FI. A solução também evita o transtorno da construção e manutenção de um complexo sistema de medição e reparos. Um dashboard (mural) no app viabiliza o gerenciamento de todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação via rádio frequência.

Os resultados já foram medidos: logo que foi implementado, em fevereiro, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal, sendo um deles em menos de 24 horas de uso do app. Em um desses pontos, foi identificado um consumo totalmente fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. Ao detectar o desvio, medidas para estancar o vazamento foram adotadas evitando um desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário de aproximadamente R$ 60 mil para a Companhia. Nos outros três vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia.

Para facilitar seu uso, o MYIO tem interface intuitiva e ícones acionáveis dispostos em ambientes configuráveis e de fácil parametrização. As informações de consumo de água ficam acessíveis aos gestores das áreas de manutenção e sustentabilidade pelo mural do aplicativo e os relatórios podem ser customizados. Pelo app é possível ter acesso a gráficos em tempo real, cortar remotamente o fornecimento de água, ligar e desligar equipamentos elétricos como bombas, motores, compressores, entre outras funcionalidades e, ainda, configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora padrão, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *