Testes de rede podem garantir futuro do negócio para provedores 

Redação InfraDigital – 22.08.2021 – Infraestrutura óptica certificada é usada como vitrine para receber investimentos privados ou vender a operação 

Os provedores regionais (ISPs) precisam certificar a qualidade da sua infraestrutura de rede, não só para garantir uma boa experiência de consumo para seus clientes, mas também para reduzir os custos operacionais e facilitar o lançamento de novos produtos. Como forma de ajudar os provedores neste processo, o novo episódio do Conexão InfraDigital discutiu sobre os testes em redes ópticas e seu papel nos negócios do ISP. 

O tema é importante porque o mercado de provedores regionais está se consolidando. Enquanto empresas do setor estão abrindo capital na bolsa de valores, outras recebem investimentos de fundos privados. Por isso o ISP precisa se certificar de que sua rede está operando bem, uma vez que a fibra óptica é seu grande ativo. É ela que vai servir de chamariz para o provedor principalmente na hora de negociar uma fusão ou aquisição ou mesmo atrair investimento do mercado. 

“É preciso garantir a documentação da medição de todos os pontos de atendimento, principalmente se tem a pretensão de vender o provedor no futuro ou valorizar o negócio”, afirmou Fabrício Araújo, especialista em telecomunicações da Intelbras. “Investidores vão querer entrar em negócios seguros e precisam da documentação da qualidade da rede.” 

Além deste fator, os testes também são importantes para entregar uma boa qualidade de Internet para o cliente. “Quando se tem um nível de sinal fora do especificado ou estabelecido para um correto funcionamento do produto ou projeto, o cliente final começa a ter problemas”, destacou o especialista. 

No podcast, Araújo também comentou sobre o uso de equipamentos OTDR para testar as redes. Segundo ele, muitos ISPs preferem terceirizar o serviço por receio de adquirir o equipamento, tanto pelo preço quanto pela falta de especialistas técnicos. Mas ele destaca a necessidade de ter um OTDR à mão para quando houver algum chamado de cliente, já que será uma ferramenta essencial na hora de resolver rapidamente o programa. 

O especialista ainda aproveita para comentar a relação entre os testes de rede e o retorno de investimento. Confira ouvindo o episódio completo neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *