Toyota lança carro híbrido e flex

Da Redação – 21.03.2018 –

A Toyota uniu equipes de engenharia do Japão e do Brasil para desenvolver o primeiro protótipo de carro híbrido e bicombustível (gasolina e álcool) do mundo. O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius e agora a marca estuda as possibilidades de produção da tecnologia no Brasil.

De acordo com a montadora, o protótipo faz parte de um conjunto de esforços para cumprir as metas ambientais do seu Desafio Ambiental 2050. “Estou muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz, no Japão, com objetivo de desenvolver o veículo híbrido mais limpo do mundo, que usa etanol, para nossos clientes brasileiros. A inovação demonstra que a Toyota segue a passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Estudos preliminares realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2, gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

Testes
Para chegar à formatação do protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início em meados de 2015.

A partir de agora o veículo percorrerá um trecho de mais de 1,5 mil quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade em percursos desta natureza, avaliando o conjunto motor-transmissão quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.

Depois, novos dados serão coletados para possíveis ajustes em busca do balanço ideal de todo o conjunto. “Mais do que um marco em nossa sexagenária história no Brasil, esse protótipo é o ponto de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos. A Toyota acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.