Tradener avança na exploração de gás no Paraná

Da Redação – 21.02.2018 –

Empresa recebe licença ambiental de teste e primeiras operações de exploração devem começar em julho

Especializada em comercialização de energia livre no Brasil, a Tradener também possui ativos de geração, o que inclui os poços de exploração de gás natural na cidade de Pitanga, região central do Paraná. Desde janeiro desse ano, a companhia tem a licença para – em caráter de teste – começar a operação. A liberação foi feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e tem validade para todo o ano de 2018.

“Já estamos preparando toda a acessibilidade aos poços e vamos contratar uma empresa especializada na compressão e transporte de gás”, informa Walfrido Victorino Avila, presidente da Tradener. De acordo com ele, a licença ambiental de teste é fundamental para atestar a viabilidade econômica dos poços. Até o ano passado, o gás em teste era queimado e o combustível retirado ainda em teste já é comercializado normalmente.

A extração mais estruturada deve começar em julho deste ano e a expectativa da Tradener é  extrair 30.000 metros cúbicos de gás por dia durante a licença de teste dos poços. Se operarem em plena capacidade de extração, os poços do distrito de Barra Bonita, localizado na cidade de Pitanga, devem produzir 100.000 m³/dia, ou seja, aproximadamente 16 caminhões de gás. O investimento total, apenas na operação para o início de extração desses poços, é de 2 milhões de dólares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *