Transamerica Expo Center investe em sistema de comunicação sobre IP de última geração

Redação – 14.05.2019 – 

Processo envolveu a ampliação da rede de dados WLAN e a substituição dos ativos de redes por equipamentos de última geração. Com a renovação, centro atende melhor a demanda de 600 mil usuários em eventos por ano

O Transamerica Expo Center é um dos grandes centros de exposição de São Paulo, com capacidade para realizar até sete eventos simultâneos em seus 100 mil m² de área, sendo 40 mil m² deles locáveis e totalmente climatizados. Bom, dá pra imaginar o desafio de atender milhares de usuários usando o celular durante os eventos. E a frustração de quem não conseguiria o acesso à rede local. O possível cenário deixou de existir com a recente reformulação desempenhada pela integradora ABX Telecom em parceria com a Huawei.

“Antes da implementação da nova rede, havia reclamações pontuais a respeito do acessos e da estrutura tecnológica”, explica Renato J. Neves, diretor da ABX Telecom, a respeito da realidade do centro antes da mudança. “Como a demanda por conexões aumenta a cada tipo de evento, a solução da Huawei foi a que conseguiu garantir o desempenho e segurança no escopo do projeto”, completa.

Segundo ele, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de garantir comodidade na comunicação e interação de todos os envolvidos nos eventos, interna e externamente, por meio de uma infraestrutura de redes e equipamentos de última geração. A meta? Beneficiar cerca de 600 mil visitantes anuais dos eventos realizados no centro de convenções e garantir um modelo de gestão no tráfego de rede em tempo real com mais rapidez e conformidade.

Entre as definições, o escopo do projeto incluiu a conectividade para 10 mil usuários Wi-Fi simultâneos, servidor dedicado para a autenticação de usuários Wi-Fi, com atendimento às normas do Marco Civil da Internet e mapa de calor (sistema RTLS), que fornece informações sobre os locais com mais movimentação de visitantes durante os eventos.

Os equipamentos da Huawei utilizados no projeto envolveram 57 switches, modelo S5720-28TP-PWR-LI-AC, com capacidade para superar as demandas de rede cabeada para os eventos, 94 pontos de acesso instalados, sendo 75 do modelo AP4050DN-HD, projetados para cenários de alta densidade, 19 modelos AP4030DN e outros 20 pontos de aceso no modelo AP4050DN-HD. Também fazem parte do projeto a instalação de um servidor dedicado com sistema de autenticação Wi-Fi Agile e um servidor dedicado com sistema de gerenciamento total do sistema e-Sight, ambos da multinacional chinesa.

A segurança de acesso foi outro fator que definiu a escolha do ambiente de rede e que levou a implementação das soluções Huawei. “Hoje, qualquer evento, feira ou congresso exige uma enorme conectividade e segurança de informações, como é o caso da CIAB, que trabalha com o setor financeiro”, explica Fábio Franciscon, responsável pela Pré-vendas da ABX Telecom.

Segundo ele, as empresas realizam seus eventos de maneira personalizada e querem prover aos participantes a conectividade como o fator principal para recebê-los. “A definição em implementar as soluções da Huawei está relacionada com sua tecnologia e estrutura flexível aos variados tipos de demandas, proporcionando transparência, agilidade e, acima de tudo, segurança de dados, como é o caso da rede do Expo Center Transamerica”, finaliza Renato Neves, da ABX Telecom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *