Transformadores de concessionárias de energia ganham serviço móvel montado em carretas

Redação – 09.11.2020 –

Novidade da Hitachi ABB Power Grids agregaria agilidade, economia, segurança e otimização de tempo na montagem e manutenção de transformadores e reatores em campo

Um novo serviço para as concessionárias de energia acaba de ser criado pela Hitachi ABB Power Grids com foco no serviço de montagem e manutenção de transformadores e reatores. Composto por caminhões e vans, o novo serviço permite otimizar processos  e seria capaz de garantir uma economia de até 80% no tempo de realização de serviços em transformadores e reatores de até 800kV. A opção está disponível para o todo o país e inclui ainda os equipamentos montados em indústria.

O rol de serviços inclui desde a manutenção em comutadores, passando por transformadores de médio e pequeno porte, até os de maior complexidade, como ensaios de alta tensão no campo de indústrias e concessionárias de geração, transmissão e distribuição. Segundo a Hitachi ABB Power Grids, existe um veículo compatível para cada operação, mas o aparato inclui laboratórios, ferramentas e equipamentos utilizados nas instalações elétricas, sem a necessidade de deslocar transformadores e reatores para manutenção na fábrica, o que gera uma operação complexa, demorada e de alto custo.

“Antes dessa facilidade, o tempo de transporte e execução dos serviços poderia chegar a 60 dias. Agora, com a possibilidade de levar o laboratório até o cliente, o mesmo equipamento pode voltar a funcionar em 10 dias”, resume Fernanda Alves, gerente de serviços em transformadores no Brasil da Hitachi ABB Power Grids. De acordo com ela, a otimização representa uma grande redução de custos, pois o transporte pode representar de 30% a 40% do valor do produto, considerando também o seguro obrigatório.

O controle de acionamento remoto é outro diferencial para este tipo de serviço, permitindo ao operador monitorar remotamente o funcionamento do equipamento e receber um alerta pelo celular em caso de qualquer intercorrência, não exigindo mais que a equipe permaneça 24 horas no local, diminuindo custos de horas extras, adicional noturno e também aumentando a segurança.

“O laboratório móvel tem a vantagem de se deslocar entre transformadores de uma mesma planta para realizar serviços de manutenção ou simulações, sem ser necessário posicionar os equipamentos para atender cada estação. No Tocantins, conseguimos antecipar a entrega de uma obra em 10 dias, graças a essa mobilidade”, comenta Fernanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *