Transportadora de contêiner foca em inteligência logística para ganhar mercado

Da Redação – 26.10.2016 –

Nova estratégia da Brado também inclui a diversificação de cargas e da oferta de serviços. Com isso, empresa prevê crescimento de 30% em 2017.

Especializada no transporte de contêineres, a Brado está mudando sua operação, especialmente no que envolve a oferta de serviços customizados para diferentes modais de transporte. Segundo a empresa, o foco é ir além da mera movimentação de mercadorias, agregando inteligência ao processo.

“Independentemente do tipo de produto e da origem e destino do mesmo, desenvolvemos uma solução logística customizada, envolvendo os modais mais eficientes para cada caso”, diz Rogério Patrus, diretor-presidente da companhia. Para isso, a empresa conta com uma equipe de especialistas responsável por desenvolver um plano de operação, a partir do qual ocorre a movimentação orquestrada de cargas.

Com o novo posicionamento, a Brado pretende movimentar mais de 90 mil contêineres cheios ao ano a partir de 2017. Considerando que a movimentação atual da empresa gira em torno de 70 mil contêineres ao ano, a nova meta representa incremento de cerca de 30% no faturamento da empresa.

Diversificação de cargas e serviços
Além da customização, outras duas ações fazem parte da estratégia de expansão da Brado: diversificação de cargas e aumento da oferta de serviços. Hoje, ela movimenta predominantemente grãos, do Mato Grosso ao Porto de Santos (SP), e congelados, do interior do Paraná ao Porto de Paranaguá (PR), mas o objetivo é abrir caminho para a movimentação de produtos químicos, fertilizantes e produtos industriais.

“O mercado interno vai contribuir para que isso aconteça”, avalia Marcelo Saraiva, diretor comercial e de operação da transportadora. Segundo ele, a infraestrutura atual do país permite o desenvolvimento de soluções sob medida para a movimentação de novas cargas entre estados e regiões que ainda podem incrementar o uso dos serviços de inteligência logística.

Já na parte de serviços, a grande aposta da empresa está no armazém intermodal frigorificado de Cambé (PR), bem como nas instalações logísticas de Sumaré (SP), que ampliam o atendimento ao mercado interno, especialmente na movimentação entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Além disso, operações logísticas direcionadas ao Norte e ao Nordeste vão entrar em fase de teste.

Com as novas medidas, Saraiva avalia que a expansão é uma questão de tempo. Ele considera, inclusive, que existe espaço para que o Brasil dobre a movimentação de contêineres nas ferrovias nos próximos anos. “Estamos avançando nessa direção com foco na qualidade dos serviços”, diz. “Nossas operações são monitoradas por meio de um programa que envolve todas as unidades e terminais da Brado para que os clientes da companhia recebam os serviços contratados e alcancem a melhor relação entre custo e benefício”, finaliza.