Trio de empresas cria combo para energia solar fotovoltaica

Redação – 16.06.2021 – WDC Networks, Huawei e HDT Energy fecham parceria para o mercado brasileiro

As três empresas fecharam uma parceria para atacar o mercado de energia solar fotovoltaica, inclusive residencial. A ideia segundo a WDC Networks é oferecer soluções avançadas de geração solar fotovoltaica com uso de inteligência artificial, além da adoção de otimizadores de alto desempenho para projetos em residências, comércios e usinas de geração distribuída.

Dentro da parceria cada uma delas tem um papel definido. A WDC entra com os geradores solares fotovoltaicos, enquanto a multinacional chinesa Huawei será o fornecedor de inversores fotovoltaicos inteligentes. A também brasileira HDT Energy será a operadora logística.

Um dos diferenciais dos pacotes será o perfil tecnológico focado nos segmentos de alta-potência e sistemas híbridos (on-grid e off-grid). Isso inclui o uso de baterias de lítio para expandir a atuação nos segmentos de residências mais sofisticadas, comércios e indústrias de médio e grande porte.

O trio também aposta no crescimento do setor, baseado nas estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para o ano de 2021:  aumento de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil, representando mais de 68% em relação ao acumulado até o fim de 2020.

“O mercado de energia solar ainda vai passar por muitas transformações, a entrada de sistemas de maior performance com capacidade de agregar soluções de automação e armazenamento, são a grande aposta da WDC”, comenta comenta André Luiz de Paula Souza, diretor da divisão solar da companhia. Ele lembra que a Huawei tem sua Smart Fusion Solar, que integra seu expertise em tecnologia da informação digital com a indústria de energia solar fotovoltaica. Somente em 2020, no Brasil, foram mais de 1.9GW fornecidos e 30% do market share conquistado.