Unipar adota usina de energia solar e diversifica sua matriz de fornecimento

Redação – 19.07.2021 – planta vai atender unidade produtora de cloro para uso em tratamento de água

A Unipar contratou a Atlas Renewable Energy para implantar a operar uma usina solar com capacidade instalada de até 239 MW solares, no município de Pirapora, região Norte de Minas Gerais. A geração vai ser integrada à concessionária local, com a compensação feita para a Unipar, um dos principais fabricantes de cloro, soda e PVC na América do Sul. As obras devem começar no final do ano e a usina entra em operação em junho de 2022.

Intitulado Lar do Sol Casablanca II, o projeto fornecerá o equivalente de energia a 261,662 residências, de acordo com o consumo médio das famílias brasileiras. Além disso, o parque vai evitar a emissão de aproximadamente 40,500 toneladas métricas de CO2 por ano. Este cálculo é baseado no protocolo Green House Gases (GHG), uma metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute que segue índices usados pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Para Maurício Russomanno, CEO da Unipar, o acordo reflete o compromisso da empresa com o futuro do país e a sustentabilidade do negócio. “Mais um movimento em busca de soluções sustentáveis que melhoram os esforços da companhia na busca por matrizes de energia a partir de fontes renováveis, garantem o acesso ao insumo essencial para a operação e geram maior competitividade por meio da autoprodução. O total de energia gerada para a Unipar será suficiente para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas”, afirma o executivo.

O acordo desta operação inclui um contrato de PPA com duração de 19 anos. O parque gerará 1200 oportunidades de trabalho na localidade. Iniciativa que vai fomentar a inclusão e o desenvolvimento das comunidades locais incluindo, por exemplo, programas de capacitação para mulheres na implantação do parque de geração de energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *